WhatsApp Image 2020-04-02 at 10.46.47

Tecnologia e contabilidade consultiva de mãos dadas

Em tempos de home office, é preciso estar bem atento às facilidades que a tecnologia nos proporciona. Principalmente para os profissionais do setor contábil. Estes profissionais, em tempos de crise, são os mais importantes para as empresas, já que são eles quem podem manter a saúde financeira de seus clientes.

Para que o contador fique atento às facilidades que a tecnologia pode proporcionar profissionalmente em seu dia a dia,

Topo artigo_OS CAMINHOS DA EFD REINF

Os caminhos da EFD Reinf

Uma obrigação acessória que demanda bastante atenção dos contadores é a EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais), que integra o Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um dos módulos do SPED utilizado por pessoas jurídicas e físicas,

Topo artigo_Home office

O profissional tributário e o trabalho home office

O home office é uma modalidade de trabalho na qual o profissional desenvolve suas atividades em ambientes diferenciados e compartilham a infraestrutura do ambiente doméstico. Traduzindo literalmente, tem o sentido de “escritório em casa”, e pode ser desenvolvido por profissionais de diversos setores.

Também é possível que os profissionais contabilistas, fiscais e tributários atuem nesta modalidade.

Topo artigo_medidas que beneficiam pequenas e micro empresas

Câmara e Senado promovem medidas que beneficiam pequenas e micro empresas

Os parlamentares tem buscado aprovar medidas que beneficiam pequenas e micro empresas. O objetivo é amenizar os impactos que podem ser causados pela pandemia do COVID-19.

Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 659/20 isenta o consumidor residencial da cobrança de tarifa de energia elétrica, água e esgotamento sanitário entre a data de decretação de quarentena por situação de emergência sanitária – local ou nacional – e um mês após o fim do período do decreto.

Topo de artigos_Simples Nacional

Empresas do Simples Nacional tem período de apuração prorrogado

De acordo com o Comitê Gestor do Simples Nacional, foi emitida a resolução nº 152, publicada no Diário Oficial da União de 18 de março, as datas de vencimentos de tributos federais apurados no âmbito do Simples Nacional serão prorrogadas. Segundo a publicação, a medida ocorre em função dos impactos da pandemia do Covid-19.

Desta forma,

Topo-artigo-ICMS

Entendendo a Substituição Tributária do ICMS

A Substituição Tributária (ST) é uma sistemática do recolhimento do imposto pela qual a responsabilidade pelo ICMS devido, em relação às operações ou prestações de serviços, é atribuída a outro contribuinte.

Ou seja, se atribui a determinado contribuinte (substituto) a responsabilidade pelo recolhimento do imposto relativas às operações antecedentes, subsequentes ou concomitantes.

O recolhimento irá valer para toda a cadeia de circulação da mercadoria dentro do estado.

Topo artigo_5 principais cruzamentos

EFD ICMS/IPI e seus principais cruzamentos

O SPED Fiscal, nome popular da Escrituração Fiscal Digital do ICMS e do IPI – EFD ICMS/IPI, surgiu para substituir a escrituração dos Livros Registro de Entradas, Registro de Saídas, Registro de Inventário, Registro de Apuração do IPI, Registro de Apuração do ICMS, Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP e Registro de Controle da Produção e do Estoque.

A importância da classificação fiscal e segregação de receitas de empresas do Simples

A importância da classificação fiscal e segregação de receitas de empresas do Simples Nacional

Com a Receita apertando o cerco, a classificação fiscal de mercadorias é um tema de cada vez mais relevância. A classificação é um código que permite enquadrar cada mercadoria em uma categoria para que seja possível estipular os tributos, os incentivos fiscais existentes, o tratamento administrativo do produto, controles estatísticos, e a valoração aduaneira. A classificação do produto passa a representar a própria mercadoria.

Topo artigo_O profissional contábil e as redes sociais

Seus novos clientes estão na rede

Investir em redes sociais pode ser uma estratégia eficiente na conquista de novos clientes

Você sabia que o brasileiro fica quase quatro horas nas redes sociais todos os dias? Esse número nos coloca em segundo lugar no mundo (atrás apenas das Filipinas) como a população mais ativa na utilização de plataformas como Facebook,

Topo artigo_Classificação fiscal

A classificação fiscal e seus impactos

A classificação fiscal de mercadorias é um tema que ganha cada vez mais relevância nos comércios interior e exterior. Não é para menos, afinal a classificação fiscal, entre outras coisas, determina o tratamento administrativo requerido para o produto, é utilizada para fins de controle estatístico no comércio exterior, serve como base para a determinação de instrumentos de defesa comercial (antidumping,

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH