Capa-Dicas-A-importância-dos-códigos-CST-e-CFOP

A importância dos Códigos CST e CFOP! Descubra agora e saiba como não cometer nenhum erro!

Para que ocorra a circulação de mercadorias no Brasil, o empreendedor deve adotar diversos procedimentos para cumprir com as obrigações fiscais.

São diversos códigos específicos que ajudam a identificar e a padronizar os produtos que são comercializados no país. Dentre eles o CST e o CFOP.

Neste post, vamos mostrar a importância de cada um deles e como funcionam na prática.

Capa-Dicas-mudancas-do-e-social

Principais mudanças do eSocial

Com o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) os empregadores passaram a comunicar de forma unificada as informações relativas aos trabalhadores. Porém, já estão acontecendo muitas mudanças, gerando dúvidas quanto aos documentos. Confira agora as principais alterações.

Substituição da GFIP 

Gradativamente, algumas obrigações periódicas serão substituídas pelo eSocial.

Principais_Alteracoes_2019_EFD_COntribuicoes_129_e_130

Veja quais foram as alterações ocorridas nas versões 1.29 e 1.30 do Guia Prático EFD Contribuições!

No mês de fevereiro foram publicadas mudanças nas versões 1.29 e 1.30 do Guia Prático da EFD Contribuições. As alterações, tiveram como principal objetivo, orientar a adequada escrituração das operações praticadas pela pessoa jurídica.  Confira à seguir, o que mudou em cada versão.

Versão 1.29
Essa versão foi divulgada no dia 22/02 e provocou mudanças em diversos campos e registros.

CAEPF

CAEPF: descubra o que muda com o novo cadastro!

O Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF) tornou-se obrigatório para todas as pessoas físicas que exercem algum tipo de atividade econômica desde o dia 15 de janeiro de 2019.  A nova modalidade foi criada para substituir a matrícula no Cadastro Específico do INSS (CEI). É uma forma de coletar, identificar e gerir os dados de forma mais dinâmica.

alteracoes

VEJA QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO GUIA PRÁTICO EFD – CONTRIBUIÇÕES – VERSÃO 1.28

O Guia Prático da versão 1.28 da Escrituração Fiscal Digital da Contribuição teve diversas alterações que foram validadas a partir de 01/01/2019. Sendo assim, contribuintes de todos os estados deverão ficar atentos as principais mudanças ocorridas, são novos registros, novas tabelas, alteração de campos, complemento de informações…. Enfim, uma série de procedimentos que deverão ser adotados a partir deste ano.

Capa-Post_Do_Convidado_Funcao_do_contador

Qual a função do contador? Conheça tudo sobre essa carreira!

A contabilidade é uma prática indispensável para a saúde da empresa. Afinal, é por meio dela que as organizações se mantém dentro das regulamentações e conseguem acompanhar o andamento das finanças.

Neste post, vamos esclarecer qual a função do contador e em quais áreas ele pode atuar dentro da carreira. Acompanhe!

O que é contabilidade?

Capa-Dicas-Inventario_de_estoque

Inventário de estoque: evite desperdícios

A gestão do inventário de estoque permite manter o orçamento sob controle, otimizando a administração de seu capital de giro. Através dele, é possível prevenir contra desperdícios, perda de vendas e outras ameaças. Neste artigo, você entenderá o porquê de realizá-lo.

Para começar, vamos entender melhor o que é um inventário. Bem, de forma resumida é uma lista onde se registram minuciosamente os itens constantes em um determinado lugar.

Principais_Alteracoes_2019_SPED

Alterações sobre o Guia Prático 2019 EFD-ICMS/IPI

Janeiro começou com muitas alterações no Guia Prático EFD ICMS/IPI versão 3.0.1. Contribuintes de todos os estados ficaram preocupados com a principal mudança: a temida inclusão do bloco b. Afinal, seria mais uma exigência a cumprir, mas a informação foi esclarecida e apenas os contribuintes do Distrito Federal terão que aderir ao novo bloco. A notícia foi um alívio para os demais contribuintes que deverão informar apenas os registros B001 e B990 (abertura – sem movimentação e fechamento do bloco).

Capa-Dicas-Elisao_E_Evasao

Elisão fiscal e Evasão fiscal: não se confunda!

Muitos gestores ainda fazem confusão a respeito dos termos elisão fiscal e evasão fiscal. Soam parecidos, mas o significado é bem diferente e pode estar sujeito à rigorosa multa.  Tudo porque o primeiro é lícito, já o outro não. Ambos são utilizados pelos contribuintes e pelas entidades administrativas para descrever a conduta daqueles que pagam e dos que sonegam impostos.

Capa_PGDAS-D_O_que_e

PGDAS-D: O que é? Quando utilizar?

O PGDAS-D é a sigla do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório, que é um aplicativo disponibilizado pelo Portal do Simples Nacional. No artigo de hoje, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o programa. Confira!

 

Qual a sua finalidade?

Permitir ao contribuinte calcular os tributos devidos mensalmente na forma do Simples Nacional,

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH