Menu

Em tempos de home office, é preciso estar bem atento às facilidades que a tecnologia nos proporciona. Principalmente para os profissionais do setor contábil. Estes profissionais, em tempos de crise, são os mais importantes para as empresas, já que são eles quem podem manter a saúde financeira de seus clientes.

Para que o contador fique atento às facilidades que a tecnologia pode proporcionar profissionalmente em seu dia a dia, elaboramos esse ebook com dicas de algumas ferramentas que facilitam o cotidiano e permitem que este profissional atue em home office ou em seu escritório.

O contador é o responsável legal pelos dados contábeis das empresas e, dependendo da situação, pode responder por equívocos encontrados em declarações enviadas.

Gestão de documentos

Uma das principais dificuldades de empresários e contadores é a organização e o armazenamento de documentos e arquivos fiscais. Isso devido ao fato de serem muitos documentos e em vários formatos diferentes, e a maioria das empresas não possuírem estrutura para salvar estes arquivos de forma unificada e organizada, além de não possuírem tecnologia para extrair informações destes arquivos sempre que necessário.

Reunir os arquivos necessários para realizar a escrituração contábil e fiscal, pode ser uma tarefa árdua. As empresas possuem muitos computadores e os arquivos, geralmente, não são salvos em um único lugar, o que pode complicar o trabalho do contador na hora de reunir os documentos necessários. Para melhorar esta situação, é necessário gerir documentos fiscais eletrônicos de maneira assertiva.

O Fisco e a tecnologia

A Receita Federal investe pesadamente em informatização e na automatização de processos de fiscalização através das obrigações acessórias eletrônicas. Milhões de cruzamentos são realizados pelos supercomputadores da Receita, de forma rápida e precisa, a fim de encontrar erros ou inconsistências passíveis de autuações.

A melhor maneira de evitar que o Fisco volte seus olhares para uma determinada empresa, é garantir que todas as suas informações fiscais, contábeis e trabalhistas estejam em conformidade antes de enviá-las para a Receita. Desta forma, o Governo não terá motivos para mirar nesta direção.

Quer algumas dicas de quais ferramentas podem ser essenciais no home office ou no dia a dia do escritório? Clique aqui e baixe o e-book gratuito.

 

obrigatoriedade eSocial fraude fisco tributo parcelamento Receita Federal RFB nota fiscal EFD prazo sonegação ECF Sped SEFAZ STF PIS imposto ICMS MEI receita Reforma Tributária contabilidade contador fiscalização tributos governo COFINS simples nacional imposto de renda