Sescap TO e Jucetins realizam treinamento para Sistema que facilita e otimiza a constituição de empresas
O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Tocantins (Sescap-TO) em parceria com a Junta comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) realizaram na manhã da ultima sexta-feira, 10, na sala de cursos do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) treinamento para contadores e funcionários de escritórios de contabilidade, responsáveis pela parte de constituição de empresas para auxiliar os profissionais na utilização do novo sistema implantado em 2013, por meio do Projeto Integrar. O Tocantins é o segundo Estado a aderir ao sistema.
De acordo com o analista do Jucetins, Leandro Oliveira Ferreira, o Projeto é um sistema simplificado e integrado de registro do comércio que foi desenvolvido pela Junta de Minas Gerais em parceria com o Sebrae e o Departamento do Registro Empresarial e Integração (DREI), para atender à Redesim – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, criada pela Lei 11.598 de 2007 a fim de simplificar e integrar os processos de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas.
O analista, que conduziu o treinamento, explica que entre os benefícios do Integrar, destaca a desburocratização no processo de constituição de uma empresa que era realizada de 5 a 7 dias e a partir do novo sistema, passa a ser constituída em 48 horas. “Sem contar que além de agilizar, torna-se mais eficiente. Acho válido esse momento com os contabilistas, mas acredito que vamos mensurar o entendimento mesmo na prática”, pontuou Ferreira.
O vice-presidente do Sescap Tocantins, contador Tito Jézer de Melo Brito avaliou como positivo o treinamento e a participação dos presentes e ressaltou a importância da Jucetins ser a segunda Junta do Brasil a adotar o sistema. “Embora tenha sido implantado em 2013, tem pouco tempo de instalação. Acredito que vai facilitar bastante o trabalho dos profissionais da contabilidade”, afirmou.
Para o auxiliar contábil, Sóstenes Neri Barbosa o treinamento esclareceu muitas dúvidas, principalmente com relação ao preenchimento da FCN (Ficha de Cadastro Nacional), formulário usado nos processos de abertura, alteração e extinção de empresas e do RE (Requerimento de Empresário), no qual concentra também os dados do empresário individual que busca a Jucetins para abrir, alterar ou extinguir sua empresa.
Fonte: Fenacon