Menu

Projeto proíbe uso de informação entregue pelos devedores ao Fisco sem consentimento

  • 18/05/2021
  • Por

O Projeto de Lei 1147/21 proíbe, sob pena de configurar quebra de sigilo, o uso diverso das informações disponibilizadas pelo devedor em transação resolutiva de litígio tributário, salvo se houver o consentimento expresso do titular.

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei 13.988/20. Oriunda da chamada MP do Contribuinte Legal, essa norma trata da negociação de dívidas tributárias com a União, cujo objetivo é captar recursos por meio da regularização de débitos fiscais e diminuir os conflitos na Justiça.

“A medida, sem impacto financeiro e orçamentário, garantirá segurança jurídica e transparência na relação entre o Fisco e os contribuintes, além de favorecer a adesão à transação tributária”, disse o autor, deputado Christino Aureo (PP-RJ).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

 

 

 

*Fonte: Agência Câmara de Notícias

simples nacional STF nota fiscal receita parcelamento obrigatoriedade contador EFD MEI RFB fisco contabilidade eSocial fraude sonegação Sped SEFAZ ICMS PIS Receita Federal prazo tributos imposto de renda governo ECF imposto tributo COFINS Reforma Tributária fiscalização