A importância do Compliance focado no e-Social
O compliance (ética corporativa) passou a ser fundamental para as empresas que estão no eSocial por conta da organização dos seus processos para entregas de cada etapa.
É possível ter envios do eSocial nas empresa sem o compliance? Sim, mas com um programa de compliance pode alinhar os processos internos com a legislação vigente da área trabalhista e previdenciária, mitigando riscos de multas e sanções para a empresa.
Com o eSocial em vigor, a exposição fiscal da empresa será maior, tendo em vista o detalhamento das informações digitais que estão sendo enviadas diariamente ao fisco.
O volume destas informações será consideravelmente mais substancial do que o atual, uma vez que serão consolidados os dados de todos os eventos que envolvem a área trabalhista e previdenciária.
Um programa de compliance, implementa procedimentos e controles internos que podem dar certeza de que estão sendo realizados os procedimentos exatamente conforme foram definidos e padronizados, e também que estão sendo atendidas todas as exigências legais e prevenidos os riscos de fraudes.
A maioria das informações do eSocial está centrada na área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, mas muitas outras áreas devem ser envolvidas para que sejam coletadas todas as informações exigidas pelo eSocial como o Jurídico, Tributário, Fiscal, Contábil, Financeiro, Suprimentos e Medicina e Segurança do Trabalho.
Neste contexto, o grande desafio é o registro e comunicação das informações de forma correta e íntegra. De preferência no momento em que ocorre o fato para evitar esquecimentos e incorreções.
Não existem processos exatos a serem definidos para o eSocial, nem receita ou modelo único de processos de compliance a aplicar nas empresas focado no eSocial, até porque eles devem ser definidos levando em consideração as particularidades de cada organização.
Neste curso Compliance no eSocial vamos lhe ensinar a definir todas as estratégias e procedimentos a serem aplicados em sua organização, cuidados que precisamos ser revisados com os novos layout’s que estão em desenvolvimento.
*Fonte: portalcontabilsc.com.br