Cliente do e-Auditor ganha ferramenta gratuita para capturar e gerenciar NF-e e CT-e
Hoje vamos falar sobre como a e-Auditoria pode ajudar você a controlar e gerenciar os documentos fiscais, tanto os de emissão própria quanto os emitidos por terceiros. Com efeito, possuir todos os documentos fiscais armazenados e organizados é essencial para, além de cumprir as exigências legais, poder auditar suas informações e garantir que sua escrituração fiscal está correta, evitando problemas futuros.
Em artigos anteriores, tratamos sobre a importância do cruzamento dos documentos fiscais eletrônicos com os arquivos SPED, oferecemos a oportunidade de automatizar esse cruzamento através das nossas soluções integradas e-Auditor e Guarda DF-e e falamos sobre as más práticas que temos em nossos controles de estoque, que podem acarretar grandes prejuízos às organizações. A correta gestão dos documentos fiscais eletrônicos é parte integrante desse imbróglio.
A nota fiscal é o documento que registra operações comerciais e envolve sempre duas partes. Mas e quando você recebe uma nota referente a uma operação que não foi concretizada ou que você sequer tem conhecimento? É o início de uma grande dor de cabeça. Sem o controle dos documentos fiscais, alcançar a conformidade nos processos fiscais e tributários é impossível.
Pensando nisso, a e-Auditoria desenvolveu uma ferramenta para captura automática de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e), o e-Auditoria 360. Com o e-Auditoria 360 você captura automaticamente todos os XML de NFe/CTe emitidos contra os CNPJs cadastrados e realiza também a manifestação do destinatário. E o melhor, o e-Auditoria 360 é gratuito para clientes e-Auditor.
Veja abaixo:
A implantação da Nota Fiscal Eletrônica como parte da modernização de um Estado com grande sede de arrecadção fez com que esses documentos tomassem um papel de destaque. Além disso, emitente e destinatário devem manter salvos os arquivos das NF-e pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda dos documentos fiscais, que é de 5 anos. Ainda assim, enfrentamos muitos problemas no recebimento desses arquivos pelos fornecedores. E o problema pode ser ainda maior se o CNPJ da empresa foi utilizado de maneira indevida em uma operação improcedente, ou seja: o destinatário nunca tomará ciência desta nota, a menos que seja fiscalizado. Daí a importância de uma ferramenta que capture automaticamente as NF-e e CT-e imediatamente após a emissão, garantindo que a empresa checará todos os documentos emitidos contra ela. É prevenção de transtornos.
Já a manifestação do destinatário, por enquanto obrigatória para alguns segmentos, pode ser determinante para descartar a atuação de uma empresa em casos de fraudes que envolvam seu CNPJ. A funcionalidade de manifestação disponível no e-Auditoria 360 permite registrar eventos por parte de quem recebeu uma NF-e. Através dela, o destinatário de uma NF-e poderá informar ao Fisco se tem conhecimento sobre a emissão do documento e se a operação está confirmada, se não foi realizada ou se é desconhecida. A primeira finalidade da manifestação de destinatário é, portanto, a possibilidade de identificar se o documento fiscal foi emitido indevidamente ou não. Manifestando o desconhecimento de uma operação, o destinatário se protege de passivos tributários decorridos de operações fraudulentas. Já para a empresa que emitiu essa nota, a manifestação fornece segurança jurídica que comprova um possível crédito junto ao cliente ou, como evidência do próprio vínculo comercial.
A captura dos arquivos XML das NF-e e CT-e, bem como a manifestação do destinatário, disponíveis no e-Auditoria 360, são de grande valia para o controle dos nossos estoques tão visados pelo Fisco.
Se você é cliente do e-Auditor e ainda não usa o e-Auditoria 360, não perca mais tempo, acesse o site https://www.e-auditoria360.com.br para instalar o sistema, cadastre gratuitamente quantos CNPJ´s quiser monitorar e assuma o controle do seu negócio!
Se você ainda não é cliente da e-Auditoria, não audita suas obrigações acessórias e não controla suas NF-e, vale ficar de olho em tudo que envolve os dados da sua empresa. Entre em contato conosco, temos as melhores soluções em auditoria eletrônica e você ainda leva, gratuitamente, o e-Auditoria 360.
Quer saber mais? Clique aqui e assista o vídeo demonstrativo do e-Auditoria 360.
Por Priscila Garcia