Soluções blog materiais gratuitos
ENTRAR login AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

e-Auditoria: sistema de gestão tributária para contadores
  • e-Auditoria: sistema de auditoria fiscal e gestão tributária para contadores
  • Blog
  • Política de Privacidade
  • Soluções
  • Fale com a gente
  • Quem Somos
  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens – 1º Semestre 2026
  • Agende uma demonstração
Início » Blog » Mercado Tributário » Empresas inadimplentes podem sofrer exclusão do Simples Nacional e mais notícias

Mercado Tributário

Empresas inadimplentes podem sofrer exclusão do Simples Nacional e mais notícias

Atualizações fiscais da semana: empresas do Simples Nacional podem enfrentar exclusão por dívidas; além disso, a Sefaz RJ é selecionada para implantar a DUIMP e mais. Confira!

Escrito por

Fred Amaral

18/10/2024

07/05/2026

Tempo de leitura: 5 min

Atualizações fiscais da semana: empresas do Simples Nacional podem enfrentar exclusão por dívidas; além disso, a Sefaz RJ é selecionada para implantar a DUIMP e mais. Confira!

A imagem apresenta um fundo azul com a frase Atualizações Fiscais.
Entre as notícias da semana, a Receita Federal revelou que empresas do Simples Nacional podem sofrer exclusão por inadimplência.

Na última semana, a Receita Federal divulgou que empresas inadimplentes podem ser excluídas do Simples Nacional. Além disso, a Sefaz RJ foi escolhida para implantar a Declaração Única de Importação (DUIMP). Por outro lado, o Estado de Goiás aprovou o Programa de Modernização da Gestão Fiscal.

Portanto, entenda o que aconteceu no universo fiscal entre 8 e 15 de outubro.

Descubra nesse Post

Toggle
  • Simples Nacional: empresas inadimplentes podem sofrer exclusão
  • ICMS/RJ: Sefaz-RJ selecionada para implantar a DUIMP
  • ICMS/GO: Programa de Modernização da Gestão Fiscal foi aprovado
  • ICMS/RS: reunião entre representantes e entidades debate a Reforma Tributária
  • ICMS/PI: portal corporativo da Sefaz-PI recebe atualizações
  • ICMS/RR: Roraima integrará projeto nacional de educação fiscal
    • Preencha o formulário e saiba mais sobre a Plataforma e-Auditoria

Simples Nacional: empresas inadimplentes podem sofrer exclusão

A Receita Federal emitiu Termos de Exclusão do Simples Nacional para contribuintes com débitos, incluindo Microempreendedores Individuais (MEI). O órgão disponibilizou os documentos no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) entre 30 de setembro e 4 de outubro, com informações sobre as pendências que os contribuintes precisam regularizar.

  • Leia também – O que é DeSTDA, quem deve entregar e prazo; confira

Para evitar a exclusão do regime, a partir de 1º de janeiro de 2025, os contribuintes devem quitar ou parcelar suas dívidas. O prazo é de até 30 dias após a ciência do Termo de Exclusão. Assim, é fundamental que os empresários estejam atentos.

Se os contribuintes não regularizarem os débitos no prazo, a Receita Federal os excluirá do Simples Nacional. Além disso, os MEIs serão desenquadrados do Simei.

ICMS/RJ: Sefaz-RJ selecionada para implantar a DUIMP

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) destaca-se na implantação da Declaração Única de Importação (DUIMP), um projeto que visa simplificar o comércio exterior no Brasil. O governo federal escolheu a Sefaz-RJ para a fase inicial da implantação, graças ao trabalho da Auditoria Fiscal Especializada em Comércio Exterior e à sua participação no desenvolvimento do Portal Único de Comércio Exterior.

A DUIMP substituirá a declaração de importação tradicional, integrando diversos órgãos em um sistema único. Com isso, reduz-se a burocracia e torna-se o processo de importação mais ágil. A atuação do Rio de Janeiro, especialmente na 7ª Região Fiscal, desempenha um papel fundamental para o sucesso dessa nova abordagem. Essa iniciativa promete maior eficiência para a economia fluminense e nacional.

ICMS/GO: Programa de Modernização da Gestão Fiscal foi aprovado

O Estado de Goiás aprovou o Programa de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco III), com um investimento de R$ 475 milhões nos próximos três anos. O programa, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como objetivo aprimorar a administração das receitas e a gestão fiscal, preparando o estado para a implementação da reforma tributária prevista para 2026.

Durante o anúncio, realizado no 2º Seminário sobre Reforma Tributária, o secretário da Economia, Sérvulo Nogueira, destacou a importância de adaptar a Secretaria para a chegada do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Além disso, ele ressaltou os desafios e as incertezas que ainda exigem enfrentamento.

ICMS/RS: reunião entre representantes e entidades debate a Reforma Tributária

A Receita Estadual do Rio Grande do Sul e diversas entidades locais reuniram-se no Conselho de Boas Práticas Tributárias (CBPT) para discutir as prioridades na regulamentação da reforma tributária que tramita no Congresso Nacional. O encontro, realizado na Secretaria da Fazenda, buscou intensificar o debate sobre a reforma, considerando os interesses do estado em áreas como varejo, indústria, transportes e cooperativas.

Na reunião, os participantes abordaram temas como alíquotas, desonerações e formas de arrecadação, com o objetivo de levar essas propostas para o cenário nacional. O CBPT visa fortalecer o diálogo entre a administração tributária e a sociedade, promovendo transparência e cooperação no processo de adaptação à nova legislação tributária.

ICMS/PI: portal corporativo da Sefaz-PI recebe atualizações

A Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (SEFAZ-PI) atualizou seu Portal Corporativo, visando melhorar a experiência dos servidores e aumentar a eficiência dos serviços. As mudanças incluem a otimização do chatbot, que agora opera com a mesma versão utilizada no site institucional. Além disso, um novo design torna a navegação mais intuitiva e funcional em diferentes dispositivos.

  • Saiba também – Mentorias e-Auditoria: impulsione sua carreira no empreendedorismo tributário 

Essas atualizações fazem parte dos esforços da SEFAZ-PI para modernizar sua infraestrutura tecnológica. Dessa forma, oferece uma plataforma mais ágil, segura e alinhada às necessidades dos usuários, reforçando seu compromisso com a transformação digital no setor público.

ICMS/RR: Roraima integrará projeto nacional de educação fiscal

Roraima passará a integrar o Projeto Nacional de Educação Fiscal (PNEF) por meio de uma parceria entre a Sefaz e a Seed, visando promover uma cultura de responsabilidade fiscal e cidadania. O Comsefaz aprovou a adesão ao projeto durante a 46ª Reunião Ordinária, realizada no Rio de Janeiro. Essa aprovação marca um avanço na consolidação da educação fiscal no estado.

O GT-66 coordena o programa e inclui ações como visitas técnicas, cursos de extensão, bem como atividades pedagógicas em escolas e universidades. Essas ações destacam a função social dos tributos e o controle social do Estado. A iniciativa busca fortalecer a compreensão da importância da educação fiscal para toda a sociedade.

Preencha o formulário e saiba mais sobre a Plataforma e-Auditoria

Assine nossa newsletter

Empresas inadimplentes podem sofrer exclusão do Simples Nacional e mais notícias

Fred Amaral

Frederico Amaral é advogado tributarista, escritor, cofundador e CEO da e-Auditoria, referência nacional em tecnologia e auditoria digital para o setor tributário. Com 15 anos de experiência como sócio de um renomado escritório de advocacia, especializou-se em marketing jurídico e estratégias comerciais. É autor dos livros Empreendedorismo Tributário e 12 P’s Para Empreender – Do Propósito à Prosperidade, Uma Jornada De Sucesso. Frederico também é cofundador da ABETRI – Associação Brasileira pela Ética no Tributário, atuando ativamente na promoção da ética e da inovação no ambiente tributário. Desde 2008, dedica-se ao desenvolvimento de soluções digitais para auditoria tributária, sendo reconhecido como um dos principais nomes do Empreendedorismo Tributário no Brasil.

Planejamento Tributário para a Reforma

Você também poderá gostar

Prospecção ativa para contadores: como conquistar clientes sem depender de indicações

Mercado Tributário

Prospecção ativa para contadores: como conquistar clientes sem depender de indicações

Um guia objetivo de prospecção ativa para contadores, eleve conversão e previsibilidade. Aprenda a estruturar nicho, criar lista qualificada, abordar com método e usar a Reforma como argumento técnico para ampliar conversão e previsibilidade.

19/11/2025

Ana Luiza Nascimento

Contabilidade consultiva: diferencial que gera valor

Mercado Tributário

Contabilidade consultiva: diferencial que gera valor

A contabilidade consultiva posiciona o contador como parceiro estratégico das empresas. Entenda como análises financeiras, relatórios gerenciais e ferramentas como a e-Auditoria elevam o papel do contador e preparam negócios para a Reforma Tributária.

15/10/2025

Angélica Castro

Detecção de oportunidades contábeis: transforme dados em valor consultivo

Mercado Tributário

Detecção de oportunidades contábeis: transforme dados em valor consultivo

Com a e-Auditoria, a detecção de oportunidades contábeis se torna inteligência estratégica. Mais do que corrigir erros, o contador antecipa riscos, recupera créditos e entrega valor consultivo real.

09/10/2025

Fred Amaral

logo e-Auditoria

Para Clientes

  • Login
  • Manuais
  • Central de Ajuda
  • Fale com a gente

Institucional

  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
  • Política de Privacidade
  • Relatório de Transparência

Soluções

  • Para Corrigir SPED
  • Para a Reforma Tributária
  • Para Auditar Arquivos
  • Para Atualizar Regras Fiscais
  • Para Recuperar Créditos
  • Para Integrar

Aprenda

  • Blog
  • Histórias de Sucesso
  • Agenda Tributária
  • Webinars e Eventos
  • Calculadoras
  • Podcast
  • Planilhas Gratuitas
  • eBooks
  • Infográficos
tiktok

© 2026 - e-Auditoria Softwares como Serviço S.A. CNPJ 10.750.188/0001-49
Todos os direitos reservados

por carolchaim.com
  • Home
  • Soluções
  • Materiais gratuitos
  • Blog
  • Entrar login
  • Agendar demonstração