Mentoria para profissionais tributários: qual a importância?
Atender as demandas latentes do setor tributário e se destacar na oferta destes serviços não é simples, principalmente, considerando a complexidade da legislação nacional e a exigência de um conhecimento diversificado de todo o sistema tributário. Em meio a um mercado desafiador e fortemente crítico por parte clientes, sobre qual profissional contratar, apenas aqueles que estiverem devidamente preparados e qualificados para atender essas necessidades, conseguirão prosperar e conquistar as melhores oportunidades do setor. Algo que, felizmente, pode ser extremamente beneficiado através dos programas de mentoria para esse segmento.
É inegável que, nos últimos anos, presenciamos uma entrada muito grande de profissionais em busca de atuação no mercado de recuperação tributária (RCT), tida hoje como uma ação fortemente eficaz para restituir boa parte dos valores pagos indevidamente e, ainda, adquirir muitos outros benefícios econômicos ao negócio. Contudo, boa parte destes talentos não se preparou devidamente para atuar como um profissional que resolve problemas tributários dos clientes, tanto de pessoas jurídicas quanto físicas – o que, inevitavelmente, trouxe uma escassez de trabalhadores que tenham uma visão 360 graus e que consigam trazer soluções inteligentes que vão além das recuperações tributárias.
Paralelamente a isso, tivemos, infelizmente, um movimento de realizações de trabalhos fraudulentos que ensejaram diversos procedimentos fiscalizatórios, os quais geraram autuações, solicitações de devolução de valores ressarcidos e, em alguns casos, processos criminais aos envolvidos nestes serviços. A incerteza sobre o mercado tributário foi inevitável, o que ressaltou a urgência da chegada de profissionais com conhecimento mais completo e atuação em dezenas de outras frentes, como forma de trazerem um diferencial frente aos demais.
A importância da mentoria
Cerca de 95% das empresas pagam impostos indevidamente hoje em dia, segundo dados fornecidos pelo IBPT/Impostômetro. Para reverter este cenário, os programas de mentoria despontam como o condão necessário para auxiliar no desenvolvimento contínuo destes profissionais – nos quais, através de um acesso mais personalizado com mentores, terão acesso a alguém com ampla vivência no setor, compartilhando suas experiências e contribuindo para um preparo mais veloz e eficaz de sua carreira.
Nesta troca de visões, a qual deverá ocorrer, preferencialmente, em encontros ao vivo, poderão ser discutidos tanto assuntos técnicos e práticos, quanto aqueles relacionados a estratégias de vendas, prospecção, mensuração de honorários, posicionamento perante os clientes, dentre outros. São oportunidades perfeitas para sanar dúvidas ao vivo, com contato direto com os profissionais mais experientes em uma comunidade sólida para se projetar no mercado.
Afinal, por mais que as dores diárias do mentor sejam as mesmas dos mentorados, sua ampla experiência no ramo contribui para que as resolva de maneira mais rápida, com baixa probabilidade de erros a serem cometidos e a busca constante de soluções mais rápidas e assertivas – tornando-o, com isso, um profissional completo em um espaço menor de tempo. Ainda, esta imersão diária fomentará sua rede de networking, possibilitando que esteja inserido em uma comunidade faz na qual terá acesso mais rápido a resoluções de problemas e diversas oportunidades.
O mundo tributário é muito dinâmico e, portanto, quem não está efetivamente no dia a dia, em pouco tempo estará desatualizado. Além disso, muitas questões técnicas e práticas acontecem no decorrer dos trabalhos, e o efetivo desempenho da função facilita a resolução e compartilhamento das informações, com baixa probabilidade de riscos.
Por isso, ao buscar por um programa de mentoria de qualidade no mercado, é preciso avaliar, acima de tudo, se o profissional que está disposto a ser o mentor, realmente vive aquilo que propôs a ensinar, assim como seu perfil, ética, disponibilidade e responsabilidade perante os clientes, para que tenha a bagagem necessária para transmitir suas experiências e auxiliar aqueles que desejam se destacar no ramo. Há sempre muita troca de experiências em um ambiente unido por bons profissionais, e aqueles que se atentarem a esses cuidados, terão muito o que aproveitar das oportunidades que podem surgir através desta parceria.
*Elcio Ghioto é Mentor Tributário, Contador e Advogado da e-Auditoria, empresa de tecnologia especializada em auditoria digital.
Você também pode gostar de:
Reforma Tributária: novas oportunidades para os profissionais
Como a RCT pode impulsionar a economia do país?
Como vender a recuperação tributária para empresários?