EFD Contribuições: publicada Versão 5.1.0 do PGE
Encontra-se disponível para download a versão 5.1.0 do programa da EFD Contribuições. Entre as novidades desta versão cita-se:
1) Aviso ao usuário de nova versão do PGE quando disponível para download;
2) Ajustes para os certificados raiz V10 da ICP Brasil;
3) Ajustes na validação do número de Inscrição Estadual nos registros do bloco 0; e
4) Ajustes para apuração do crédito presumido para as PJs que contratem serviço de transporte de carga prestados por transportadoras optantes pelo SIMPLES NACIONAL e pessoa física, transportador autônomo.
Recomenda-se realizar a Cópia de Segurança de todas as escriturações contidas na base de dados, antes de instalar uma nova versão do sistema. Também é possível efetuar a nova instalação em pasta distinta da atual. Neste último caso, as escriturações já registradas não serão acessíveis diretamente pela nova versão do sistema, sendo necessário efetuar o acesso através da pasta de instalação antiga.
Esta versão será de uso obrigatório a partir dos fatos geradores ocorridos em 01/10/2023.
Clique aqui para acessar.

EFD Contribuições
A EFD Contribuições (Escrituração Fiscal Digital) é um arquivo digital destinado a apuração dos documentos do PIS/Pasep, da COFINS e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta.
Implementada no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, sendo caracterizado, a EFD Contribuições é uma obrigação acessória que deve ser enviada, mensalmente, pelas pessoas jurídicas de direito privado, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo.
Esse documento pode ser gerado de duas formas distintas. No infográfico EFD Contribuições Consolidada x Detalhada, explicamos para você quais as principais diferenças entre os dois documentos e como é possível realizar a recuperação de créditos tributários com cada um deles.
Fonte: Portal do Sped
Você também pode gostar de:
ICMS: Parcelamento facilitado de dívidas já está disponível
DCTFWeb: prorrogado prazo para contribuições previdenciárias
Código de Benefício Fiscal em notas tem prazo prorrogado