Menu

Procuração digital para acesso ao e-CAC já pode ser outorgada

  • 17/05/2022
  • Por Isabella

Cidadãos com conta gov.br prata ou ouro podem autorizar automaticamente o acesso por terceiros

A partir de ontem, 16 de maio, cidadãos que possuam uma conta gov.br com nível prata ou ouro poderão outorgar (passar) uma procuração digital diretamente pelo e-CAC, para que outra pessoa, que possua certificado digital, acesse os serviços digitais da Receita Federal em seu nome.

Com a nova funcionalidade o cidadão, pessoa física, não precisa mais emitir a solicitação, assinar, reconhecer firma e protocolar um processo. Basta acessar o e-CAC com a sua conta gov.br e utilizar o serviço “Procuração Eletrônica”. A aprovação da procuração é feita na hora, de forma automática.

Para empresas e outras pessoas jurídicas, o sistema ainda exige certificado digital (e-CNPJ) e, portanto, os responsáveis que não dispõe do recurso devem recorrer ao fluxo acima descrito: emissão da solicitação de procuração, assinatura com firma reconhecida e protocolo de processo digital. O acesso pelo outorgado (quem recebe os poderes para atuar em nome do contribuinte) também precisa ser feito com certificado digital.

Clique aqui para saber mais sobre a procuração digital para acesso ao e-CAC.

Fonte: GOV.BR

nota fiscal contador receita obrigatoriedade EFD imposto de renda PIS ICMS SEFAZ simples nacional tributos Receita Federal sonegação contabilidade MEI parcelamento Sped STF fisco governo fiscalização RFB ECF prazo tributo imposto COFINS Reforma Tributária fraude eSocial