Topo artigo_Implementando soluções digitais para contadores

Tecnologia e contabilidade consultiva de mãos dadas

Em tempos de home office, é preciso estar bem atento às facilidades que a tecnologia nos proporciona. Principalmente para os profissionais do setor contábil. Estes profissionais, em tempos de crise, são os mais importantes para as empresas, já que são eles quem podem manter a saúde financeira de seus clientes.

Para que o contador fique atento às facilidades que a tecnologia pode proporcionar profissionalmente em seu dia a dia, elaboramos esse ebook com dicas de algumas ferramentas que facilitam o cotidiano e permitem que este profissional atue em home office ou em seu escritório.

O contador é o responsável legal pelos dados contábeis das empresas e, dependendo da situação, pode responder por equívocos encontrados em declarações enviadas.

Gestão de documentos

Uma das principais dificuldades de empresários e contadores é a organização e o armazenamento de documentos e arquivos fiscais. Isso devido ao fato de serem muitos documentos e em vários formatos diferentes, e a maioria das empresas não possuírem estrutura para salvar estes arquivos de forma unificada e organizada, além de não possuírem tecnologia para extrair informações destes arquivos sempre que necessário.

Reunir os arquivos necessários para realizar a escrituração contábil e fiscal, pode ser uma tarefa árdua. As empresas possuem muitos computadores e os arquivos, geralmente, não são salvos em um único lugar, o que pode complicar o trabalho do contador na hora de reunir os documentos necessários. Para melhorar esta situação, é necessário gerir documentos fiscais eletrônicos de maneira assertiva.

O Fisco e a tecnologia

A Receita Federal investe pesadamente em informatização e na automatização de processos de fiscalização através das obrigações acessórias eletrônicas. Milhões de cruzamentos são realizados pelos supercomputadores da Receita, de forma rápida e precisa, a fim de encontrar erros ou inconsistências passíveis de autuações.

A melhor maneira de evitar que o Fisco volte seus olhares para uma determinada empresa, é garantir que todas as suas informações fiscais, contábeis e trabalhistas estejam em conformidade antes de enviá-las para a Receita. Desta forma, o Governo não terá motivos para mirar nesta direção.

Quer algumas dicas de quais ferramentas podem ser essenciais no home office ou no dia a dia do escritório? Clique aqui e baixe o e-book gratuito.

 

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH