Topo de artigos_receita federal

Receita Federal participa de lançamento de livro sobre Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal –NAF

a última terça-feira (2/3) ocorreu o debate virtual para lançamento do livro “El Potencial de los NAF como Palanca de Inclusión SocialPrácticas innovadoras y reflexiones estratégicas en América Latina, elaborado pelo consultor Antonio Rodriguez-Carmona.  

O objetivo do evento foi apresentar o livro, por meio de painéis, onde professores alunos e responsáveis pelos NAF de diversas administrações tributárias da América Latina expuseram suas experiências sobre os assuntos abordados na publicação. 

 No livro, que traz um estudo rico e aprofundado sobre as práticas concernentes ao NAF, o autor apresenta um destaque às boas práticas realizadas no Brasil, tais como: 

  • o atendimento virtual durante o período de distanciamento social; 
  • a plataforma virtual, utilizada para a capacitação dos alunos; 
  • o NAF itinerante ; 
  • a prestação de serviços ofertada para entidades da Organização da Sociedade Civil; 

O livro conta ainda com duas fichas dedicadas exclusivamente às atividades realizadas pelo NAF Estácio, unidades de Fortaleza no Ceará e pelo NAF da Universidade Estadual de Feira de Santana na Bahia. 

 Participaram do evento, representando a Receita Federal, a analista-tributária Ana Paula Sacchi Kuhar, gerente nacional de Cidadania Fiscal da Receita Federal e o analista-tributário Eduardo Augusto Caimbro, como membro da equipe do NAF. Ambos foram colaboradores no significativo estudo de Rodriguez-Carmona. 

 Durante abertura do debate, Borja Diaz (Governança Democrática do EurosociAL e responsável pelas ações relacionadas com os NAFs) e Ana Paula Kuhar trouxeram a importância de iniciativas como o NAF para a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, tema presente também no livro. 

                                  Fonte: Rodriguez-Carmona, 2021 (p. 43) 

Já Caimbro atuou como moderador no bloco 2 do evento, onde foi abordado o atendimento NAF durante a pandemia, causada pela COVID 19, e entrevistou Kuhar sobre a experiência do NAF Remoto, durante o período de distanciamento social. 

Representando a Estácio, unidade de Fortaleza, o aluno-líder do NAF Yuri Chaves, respondeu sobre a experiência do atendimento remoto e sobre o papel dos estudantes no NAF. 

 O livro de 211 páginas está disponível para download (em espanhol) na biblioteca do site do Eurosocial. 

 

 

 

Núcleo e Apoio Contábil e Fiscal. 

 Criado em 2011, O NAF- Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é uma atividade de extensão promovida em parceria entre a instituição educacional e a Receita Federal, que tem a finalidade de promover a prática contábil, por meio da realização de atendimentos, visando ao aprimoramento do conhecimento acadêmico.  

 Além disso, o NAF tem como objetivo prestar assistência aos contribuintes de baixa renda, às pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos. 

 EurosociAL. 

 EurosociAL é um programa de cooperação entre a União Europeia e a América Latina, fundado em 2005, que busca reduzir a desigualdade, melhorar os níveis de coesão social e fortalecer as instituições dos países latino-americanos. 

*Fonte: Receita Federal

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH