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Experiência: uma nova vertente do marketing

Para chamar a atenção de novos clientes, empresas de vários segmentos têm utilizado diferentes estratégias de marketing, que é uma área direcionada para a geração de valor sobre o produto, serviço ou sobre a própria marca de um negócio, tendo como objetivo a conquista e a fidelização de clientes. São muitas as estratégias de marketing utilizadas para a atração, conversão e retenção desses potenciais consumidores.

Uma destas estratégias é o marketing de experiência, que promove uma série de ações com o objetivo de despertar o interesse das pessoas em relação à empresa, fazer com que elas se identifiquem com seus valores e se tornem clientes fiéis.

Mas você sabe quais são estes tipos de conexão com o público? Podemos enumerar cinco tópicos como os principais tipos de experiência nesta vertente do marketing.

A experiência sensorial é aquela em que as sensações do corpo, físicas e emocionais, são instigadas para causar impacto positivo nas pessoas. Já a experiência emocional consiste em cativar o cliente a partir das emoções que você causa nele.

A Cognitiva inspira as pessoas a exercer a criatividade, pensar fora da caixa e resolver problemas utilizando a colaboração. Quando falamos em experiência comportamental, é preciso colocar uma ação em prática, associando a empresa a um estilo de vida ou a um tipo de comportamento.

Por fim, a identificação, que tem o objetivo de causar identificação com o público, estabelecendo uma conexão mais profunda e aumentando as chances de atrair clientes.

No marketing de experiência você precisa ter atenção a três fatores essenciais, os V’s que dão embasamento para a elaboração da estratégia:

  • Verdade – Empresas verdadeiras têm muito mais chances de criar experiências positivas para seus clientes em um primeiro contato, além de conquistar aqueles que não compraram em um primeiro momento.
  • Vontade – A vontade de comprar, interagir ou se relacionar com uma marca é o que leva alguém a se tornar um cliente ou esquecer a sua empresa, e está ligada ao contexto da sua experiência, à disponibilidade e conveniência.
  • Valor – Aborda a percepção que os clientes possuem da experiência e das conexões criadas no primeiro contato com a marca.

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