Como a auditoria eletrônica pode agregar valor aos serviços contábeis
Os profissionais da área contábil vivem em tempos de mudanças rápidas e grande competição, em um ambiente cada vez mais complexo e dinâmico. Com clientes cada vez mais exigentes, é preciso buscar estratégias que reduzam custos e proporcionem vantagens competitivas em relação aos concorrentes para, desta forma, fugir da guerra de preços. Neste artigo vamos abordar como o uso da tecnologia de auditoria eletrônica pode ampliar o leque de serviços prestados, reduzindo custos com aumento de qualidade, agregando valor e aumentando a lucratividade do prestador.Antes de tratarmos da auditoria eletrônica como diferencial competitivo, vamos entender o que é vender serviços baseados em valor. Os clientes contratam com base no valor, que nada mais é do que a diferença entre os benefícios e os custospercebidos em uma troca. Observe que a palavra “percebidos” está grifada, pois o valor só existe quando é percebido pelo cliente. Assim, devemos descobrir o valor que os clientes reconhecem em nossos serviços e, se estes ainda não são reconhecidos, é preciso divulgá-los para conquistar maior mercado e rentabilidade.Os consumidores não contratam simplesmente um serviço contábil ou uma consultoria tributária, mas um conjunto de benefícios compostos pela competência dos profissionais, qualidade dos serviços, uso de tecnologia de ponta, atendimento ágil e cortês, confiabilidade, confidencialidade, reputação do prestador, entre outros. Quanto maior a percepção de valor pelo cliente, mais alto poderá ser o preço dos serviços prestados.Uma estratégia vencedora de diferenciação no mercado e criação de valor é o investimento em tecnologia para realizar auditorias eletrônicas em arquivos fiscais. Neste aspecto, o e-Auditor é uma ferramenta altamente eficaz para realizar diagnósticos nas obrigações acessórias a serem transmitidas para as Receitas e guiar os trabalhos de correção e melhorias de processos. Afinal, o sistema audita arquivos fiscais com critérios muito similares aos da Fiscalização. Em poucos segundos é possível realizar milhares de verificações e cruzamentos, detectar inconsistências, informações divergentes e falhas no estoque.Os profissionais e escritórios especializados que utilizam o e-Auditor atuam de forma direcionada, auxiliando seus clientes a resolver os problemas identificados pelo sistema, e não desperdiçando seu tempo na procura manual de erros. Fazendo uma analogia, o e-Auditor funciona para os profissionais tributários assim como um diagnóstico por imagem funciona para um médico. Não é necessário operar o paciente para diagnosticar um problema. Aparelhos modernos e não invasivos cumprem esta função com muito mais rapidez e eficiência. Mas não adianta entregar um laudo de tomografia para um paciente e esperar que o problema esteja resolvido. O paciente não sabe que rumo tomar, é necessário que haja a atuação de seu médico que, com base nos resultados da tomografia, irá prescrever o tratamento adequado.Assim ocorre com os profissionais da área tributária que auxiliam seus clientes a partir do laudo da auditoria eletrônica. Com o diagnóstico em mãos, podem apontar quais caminhos seguir, quais tipos de correções priorizar e o que melhorar nos processos de geração das informações contábeis e fiscais. Noutros termos, o e-Auditoraponta os erros (diagnóstico), e os profissionais tributários apontam os caminhos para solucionar os problemas e mitigar os riscos (plano de tratamento).Além disso, o e-Auditor abre uma grande possibilidade de formatar serviços diferenciados com maior valor agregado, como por exemplo:
- Prestar assessoria mensal junto aos clientes, auditando inconsistências, antecipando análises que a própria fiscalização faz e apontando caminhos para mitigar riscos fiscais;
- Auxiliar os clientes no cumprimento de intimações fiscais, montando fluxos de estoque, auditando inventários, verificando inconsistências e cruzando dados;
- Realizar revisões fiscais preventivas, um trabalho extremamente aconselhável, que deve ser feito ANTES que a empresa seja intimada;
- Realizar trabalhos específicos de revisão de estoque para empresas comerciais, montando fluxos de mercadorias, comparando saldos declarados e auditados, identificando omissões de entradas e saídas, ocorrências de saldos negativos e indicando as providências necessárias;
- Realizar perícias na área fiscal a partir do mapeamento de dados e das análises fornecidas pelo sistema;
- Fazer propostas comerciais baseadas em diagnósticos eletrônicos, apontando caminhos e escopos de trabalho mais definidos.
Enfim, são muitas as possibilidades de utilização. O fato é que, nesta nova era da fiscalização, é essencial ter ferramentas de inteligência fiscal que trabalhem de forma similar ao Fisco.Outro aspecto muito importante a destacar: de acordo com o Novo Código Civil, em seu Art. 1.177, o Contador responde perante seu cliente pelos atos culposos (praticados sem intenção), e perante terceiros pelos atos dolosos (praticados intencionalmente). Vamos analisar os riscos relacionados à CULPA. A culpa engloba a omissão, a imperícia e a imprudência. A partir do momento em que o profissional tributário passar a diagnosticar e alertar sobre os erros nos arquivos fiscais de seus clientes, não vai poder ser acusado de omissão, pois toma a iniciativa de conferir todo mês; não vai poder ser acusado de imperícia, pois está realizando os cruzamentos que a própria fiscalização faz; e também não poderá ser taxado de imprudente, pois está orientando seu cliente dentro dos critérios estabelecidos na legislação, em uma postura conservadora. Ou seja, a utilização do e-Auditor reduz não só os riscos para as empresas, mas também para os escritórios de contabilidade.Concluindo, quanto mais o cliente percebe valor agregado nos serviços, maior é o preço que ele se dispõe a pagar. Afinal, o que importa, na realidade, é o valor, e não o preço. Os consumidores não pagam por um valor que não percebem, mesmo que esse seja real. O grande desafio, então, é determinar o que os clientes valorizam e fazer com que estes valores se tornem perceptíveis. Preço é o que se pretende cobrar e valor é o quanto o consumidor acredita que vale a pena pagar, considerando os benefícios recebidos em comparação com o custo de contratação.Criar diferenciais é essencial para fugir da guerra de preços. Afinal, se todos os prestadores de serviços fazem a mesma coisa, resta ao cliente definir por aquele que cobra menos. Por outro lado, ao inovar e se diferenciar dos concorrentes, o profissional tributário oferece valores adicionais para os clientes, que pagam mais por isso. Milhares de escritórios de contabilidade e profissionais tributários já utilizam a tecnologia de ponta do e-Auditor para criar serviços diferenciados e agregar valores como qualidade dos serviços, confiabilidade, agilidade, responsabilidade e inovação.