Gif-topo

Que tipo de contador você quer ser?

Chamou a atenção certo dia um debate entre usuários da página da e-Auditoria no Facebook em uma publicação que tinha como tema “Que tipo de contador você é?”. O post traçava um paralelo entre o contador que, por ainda insistir em fazer as auditorias de forma manual, vive correndo contra o tempo para corrigir erros e acaba deixando passar centenas de inconsistências para a fiscalização, e aquele que utiliza o sistema mais completo de auditoria eletrônica com tecnologia de ponta para auxiliar nas tarefas de conferência. Um conteúdo que gerou uma reflexão interessante.

Enquanto um dos usuários trazia a “máxima” de que os clientes não pagam por esse serviço, um segundo perfil defendeu a necessidade de mais profissionais que “façam a diferença” com uma definição bem certeira do que isso significaria, de fato, na classe contábil.

A lógica utilizada pelo segundo usuário é bem simples: se existe um cliente que deseja uma auditoria, o profissional deve oferecer o melhor e utilizar ferramentas para conferências exatas, além, claro, de se manter sempre atualizado. Provocando uma pouco mais, ele indagou: “durante o tempo gasto para realizar a tarefa de um cliente sem a ajuda de um sistema eletrônico, quantos outros trabalhos não poderiam estar em andamento”?

Não são necessárias muitas linhas para discorrer sobre a competitividade profissional no atual contexto, especialmente se lembrarmos que estamos emergindo de um momento econômico crítico no país, quando muitas empresas fecharam as portas e milhares de trabalhadores perderam seus postos. Fazer a diferença, nesse caso, pode significar a sua própria sobrevivência no mercado. Para aqueles que continuam no jogo, ser reconhecido como um profissional contábil diferenciado – e saber mostrar esse valor para os clientes – significa uma carteira mais cheia, clientes mais satisfeitos, empresas saudáveis e capazes de manter o emprego de seus funcionários. O impacto vai muito além do que os olhos alcançam. Portanto, é preciso ter consciência e saber comunicar ao público que para um negócio bem-sucedido, a figura de um contador responsável e atuante tem um papel crucial.

De nada adianta ter uma equipe comercial alcançando excelentes resultados, fechando um grande número de contratos, se o contador da empresa não é eficiente em zelar pela gestão contábil, societária e tributária do negócio. Para valorizar o seu trabalho é preciso mostrar esse valor ao cliente. O que você, de fato, faz de forma diferente?

Fazendo uma analogia, é como comparar um médico mediano com um médico que preza pela excelência no atendimento. O profissional mediano usualmente não demonstra interesse no seu problema, se contenta com as respostas que você preenche em um formulário e dispensa rapidamente o paciente com um ou outro pedido de exame. O médico comprometido com o bem-estar do paciente, ao recebê-lo para um checkup, fará questionamentos e uma verdadeira investigação sobre o seu cotidiano, promovendo uma avaliação ampla, abordando todos os aspectos da saúde mental e física do paciente nas diferentes etapas da sua vida, solicitando exames detalhados para cada um desses aspectos.

Em outras palavras, o profissional comum cumpre o que lhe é pedido ou o que manda o protocolo. Os profissionais excelentes vão além: surpreendem, demonstrando cuidado com as questões do cliente. Os que estão na média corrigem erros, enquanto os excelentes trabalham na prevenção e na melhoria de processos. Vale lembrar que trabalhar demais nem sempre é sinal de uma prestação satisfatória de serviços.

Portanto, se você quer ser um profissional que faz a diferença, que tal parar para reavaliar seu cenário atual e começar a traçar os caminhos para conquistar seu cenário ideal? Quer ter mais tempo, mais qualidade de vida? Quer parar de apagar incêndios e, ao invés de estar sempre estressado com os clientes, quer tê-los como aliados e promotores do seu trabalho? Pare agora mesmo com as auditorias manuais. Se a Receita analisa milhares de informações de forma eletrônica e você insiste em fazê-las manualmente, admita para si mesmo, você está em uma cruel desvantagem.

Pesquise os softwares de auditoria eletrônica no mercado e faça um teste gratuito e sem compromisso no e-Auditor, o software que audita o maior número de obrigações, tem a maior gama de cruzamentos e possui uma equipe especializada que apoia os clientes, estuda todas as alterações normativas e promove melhorias contínuas no sistema. Compare e comprove que, para uma auditoria completa (que realmente faz a diferença), somente com o e-Auditor.

 

Por Maruscka Grassano

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH