Capa-Dicas-Inventario_de_estoque

Inventário de estoque: evite desperdícios

A gestão do inventário de estoque permite manter o orçamento sob controle, otimizando a administração de seu capital de giro. Através dele, é possível prevenir contra desperdícios, perda de vendas e outras ameaças. Neste artigo, você entenderá o porquê de realizá-lo.

Para começar, vamos entender melhor o que é um inventário. Bem, de forma resumida é uma lista onde se registram minuciosamente os itens constantes em um determinado lugar. Nela deve constar todos os bens e materiais pertencentes à empresa, disponíveis em estoque, que podem estar armazenados nas próprias instalações internas e externas da empresa.   Dependendo do tipo de negócio, os materiais listados em um inventário podem ser comercializados ou utilizados para a fabricação de bens mais complexos.

Conheça os motivos mais relevantes para fazer o inventário de estoque e torná-lo em dia:

Fim ou redução do desperdício

Uma das principais funções do inventário, é evitar o desperdício. É por meio dele que você assume controle sobre as quantidades estocadas de um determinado produto, e que define quais os tamanhos dessas quantidades de acordo com a demanda. Desta forma, caso determinado produto não esteja sendo muito vendido, você poderá recorrer a ações de Marketing ou Planejamento, o que resultaria em um potencial crescimento do seu negócio.

Com o inventário de estoque, você evita que produtos passem da validade ou se tornem ultrapassados no mercado, diante às constantes inovações. Mas atenção! É preciso ter um inventário preciso e sempre atualizado para conseguir por exemplo otimizar o custo da despesa com o aluguel, locando algo menor e contratando menos funcionários.

Estoque organizado

Quando você conhece exatamente a demanda média mensal e as oscilações relacionadas à sazonalidade dos produtos que vende, poderá planejar o seu estoque com muito mais precisão. Conseguirá manter um estoque enxuto, mas sempre preparado para as demandas de seus clientes.

Antever problemas

Quando você mantém um controle de inventário preciso, consegue identificar problemas antes deles surgirem de fato, tais como: falhas nos pedidos de algum vendedor, produtos sofrendo danos no processo de empacotamento, pedidos enviados com erro ao setor de compras, entre outros.

Melhora no Atendimento

Ao evitar ou resolver rapidamente problemas como de entregas e empacotamentos, um inventário contribui indiretamente para a melhora nas suas relações com os clientes por poder atendê-lo com precisão e rapidez, confirmando a disponibilidade do produto e o período estimado de entrega. Em tempos de competição, é fundamental ter respostas que satisfaçam seus clientes.

Chegamos ao fim deste artigo. Esses foram alguns motivos para manter um inventário de estoque atualizado. Então, aproveite as dicas e evite danos catastróficos.  Até logo!

 

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH