e-Auditor-autuacao-milionaria

Como o e-Auditor evitou uma autuação milionária ao comprovar um grave equívoco no laudo da fiscalização

A Empresa Unida Mansur & Filhos atua no transporte de pessoas e bens desde 1934, operacionalizando linhas de ônibus rodoviários sob concessão estadual e federal. Tem sua principal base de operações na Zona da Mata mineira, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Também faz fretamentos para o transporte de funcionários de empresa, atende às necessidades de viagens especiais para turismo e possui um setor específico de transporte de cargas.

Há três gerações, a família Mansur administra a empresa com seriedade e competência, investindo na segurança de suas operações e na satisfação de seus clientes. De postura conservadora, a Unida faz questão de estar em conformidade com todas as normas legais, inclusive as tributárias.

O e-Auditor é utilizado pelo Departamento Contábil da empresa há vários anos para verificar mensalmente inconsistências no SPED FISCAL, EFD CONTRIBUIÇÕES e SPED CONTÁBIL. Além disso, os profissionais da área fiscal cruzam eletronicamente várias outras declarações entre si, a fim de antecipar as análises que as Receitas Estadual e Federal fazem rotineiramente.

Tudo estava indo muito bem quando a empresa recebeu uma notificação do fisco estadual apontando uma diferença de milhões entre o ICMS declarado no SPED FISCAL e o ICMS declarado na DAPI (Declaração de Apuração e Informações do ICMS do Estado de Minas Gerais). Não conformados com o apontamento da fiscalização, a Unida acionou os especialistas da e-Auditoria a fim de que o caso fosse estudado.

Através das análises eletrônicas do e-Auditor conseguiu-se comprovar que houve um erro no sistema de auditoria eletrônica do Estado de Minas Gerais, uma vez que o software estava considerando registros equivocados para obter os dados necessários ao cruzamento eletrônico de dados. Amparado nos relatórios do e-Auditor, a Empresa Unida enviou suas explicações à fiscalização e foi realmente comprovado que uma falha de programação havia ocasionado a diferença entre o SPED FISCAL e DAPI.

Uma autuação fiscal foi evitada, bem como todos os desgastes emocionais e financeiros oriundos deste processo. A detecção do erro rendeu elogios à empresa por parte da Secretaria de Fazenda, que pôde ajustar seu sistema para não cometer outros equívocos similares.

Este exemplo comprova que, assim como a Empresa Unida Mansur e Filhos, toda empresa deve adotar uma atitude responsável e inteligente para minimizar os riscos fiscais. O e-Auditor poupa tempo dos profissionais, aumenta a segurança das informações e gera mais tranquilidade para que a empresa possa planejar seu futuro sem sobressaltos na área tributária.

“Com a era digital temos que estar preparados para atender o fisco e a informática tornou-se peça fundamental para cumprir as obrigações acessórias e até mesmo gerir estrategicamente a empresa. Com as dificuldades encontradas no mercado, não podemos nos dar ao luxo de ficarmos expostos a penalidades tributárias. Gerir atualmente significa utilizar todas as ferramentas que a informática nos confere. Estamos vivendo em tempos de crise, o Brasil supera o ranking de alta carga Tributária, o trabalhador tem sofrido com as questões políticas, pois além do crescimento do desemprego, os salários não acompanham a inflação. Com empresas e assalariados sendo penalizados pela crise atual, só nos resta fazer um bom planejamento e evitar a qualquer custo penalidades desnecessárias.”

Utiliza os softwares da e-Auditoria para:
– Atender às notificações da fiscalização;
– Verificar a conformidade de arquivos fiscais e contábeis;
– Minimizar riscos fiscais;
– Cruzar informações entre arquivos fiscais;
– Planejar o crescimento com dados fiscais confiáveis.

Por Maruscka Grassano
Quem compara escolhe

TESTE AGORA

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH